quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cultivando o canteiro de nossas salas de aula

“Regando o jardim, podemos saber e entender as qualidades das flores”


No nosso segundo encontro, dia 18 de junho de 2009, foi marcado pelas descobertas da polinização da flores, sentimos a vontade de buscar, na raiz, as substâncias ideais para polinizar os jardins de nossas salas de aula e melhorar não só a qualidade de nossos conhecimentos com as trocas, mas de espalhar nos canteiros ávidos por aprendizagens de nossos alunos.






FORMAÇÃO CONTINUADA – GESTAR II
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
LOCAL: ESCOLA DOM BOSCO
DIA: 18/06/2009
FORMADORA: JOSÉMAR BARBOSA DE ALMEIDA


1º Momento :
· Dinâmica: Marcos Profissionais
· Socialização de Marcos Profissionais

2º Momento:
Apresentação do vídeo: “Epitáfio”

3º Momento:
· Formação dos grupos: “A Tridilha”

4º Momento:
· Discussão em grupo: “Percepção do professor em relação à Língua”
· Socialização das discussões

5º Momento:
· Leitura do texto “Gaiola e Asas” de Rubens Alves

6º Momento:
· Dinâmica “Caixa de Linguagem”
· Socialização das escolhas dos textos e a partir da Caixa de Linguagem

7º Momento:
· Atualização de conceitos quanto ao gênero e às sequências tipológicas (trocas de idéia)

8ª Momento:
· Reconhecimento do trabalho com os gêneros e a sequência tipológica: utilização a TP



9º Momento:
· Estudo teórico de textos:
ü Você não quer contar esta história para seus filhos, quer?
ü A cigarra e as formigas
ü Atividade Industrial e o espaço geográfico
ü O operário em construção
ü Construção

10º Momento:
Dinâmica: “Descoberta da profissão”
Leitura da página 31 da TP

11º Momento:
Música Deleite: “Guerreiro Menino”

12º Momento:
Atividade com os gêneros e sequências tipológicas: Transposição Didática

13º Momento:
Lição de Casa: Avançando na Prática

Um comentário:

  1. Parabéns à profª Josemar pelo desempenho no Projeto Gestar II. Além de sua simpatia, consegue perpassar o conhecimento de uma maneira didática bastante eficaz. Estou empolgadíssima com o curso e na expectativa dos novos encontros. Também gostaria de felicitar a equipe reponsável pelo projeto, pelos conteúdos selecionados, objetivos, material didático, todos condinzentes com o modelo educacional atual. Isso, certamente, é um grande avanço para o nosso ensino de língua materna, uma vez que há a preocupação na qualificação do professor, o que implicará um trabalho mais direcionado à formação de alunos leitores e produtores de textos.

    Profª Margarida Rocha - Língua Portuguesa
    Escola Prof. Pedro Augusto Carneiro Leão

    ResponderExcluir